Eventos

Gastronomia do Mar de Angra começa dia 23

Evento será no Cais de Santa Luzia e trará show de cantores da cidade, Jorge evrcilo e três chefs internacionais

Está chegando o Festival Gastronomia do Mar de Angra dos Reis, mais um investimento do sistema Fecomércio/RJ para fomentar o comércio da cidade. Será de 23 a 25 deste mês, no Cais de Santa Luzia com a participação de restaurantes do Pólo Gastronômico da região. O evento também terá conhecimento e lazer para os participantes, com oficinas, palestras de chefs internacionais, workshops e shows diários, incluindo o do cantor Jorge Vercilo. O ministro do Turismo, Max Beltrão, confirmou a sua presença na feira, que no ano passado aconteceu em Mangaratiba.

Serão 14 quiosques para restaurantes da cidade e neles serão apresentados variados ratos e quitutes. São velhos conhecidos da região por sua gastronomia de excelência tais como o Samburá, Canto das Canoas, Conversa Fiada/Supercoffe, Casanova, Fogão de Minas, Sushi dos Reis/Arte Café, Empório Angra, Bendito Mar, Açaí Pancadão/Art Café, Bar do Chuveiro e Relicário. Em reunião com o Pólo Gastronômico de Angra (foto), a organização do evento fechou mais uma parceria, com a cervejaria Brasil Kirin/Distribuidora Drink Real, que abastecerá os estandes com a cerveja Eisabahn. Além disso, o Gastronomia do Mar de Angra terá três chefs internacionais, sendo dois portugueses, FErnando Santos e Hufo Landeiro que, juntos, dirigem o restaurante Sacramento do Chiado, no famoso bairro de Lisboa e um peruano radicado nos Estados Unidos, Fabrizio Parejo, à frente do Merkado 31, em Miami. O evento também terá shows musicais de MPB diários (sempre à noite), oficinas e workshops sobre um dos temas que mais interessam a turistas, visitante e moradores da cidade: a boa mesa.

Paralela à feira, haverá workshops de Gestão e Negócios de Culinária Sustentável, promovido pela SESC/Senac. O Gastronomia do Mar é patrocinado pela Fecomércio/Sesc/Senac, sendo uma realização do Sicomércio Angra, com produção da Open Brasil e apoio da Prefeitura de Angra, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Cultura e da TurisAngra.
– Fizemos uma pesquisa, iniciada ainda na primeira edição, quando reunimos os nomes indicados para os chefs nacionais e internacionais que estarão presentes. Nosso ideia é renir turistas locais, do Estado do Rio, mas também de São Paulo e Minas Gerais, que gostam de boa comida, principalmente o pescado, especialidade de nossa região. Isso também atende a outra proposta do evento que é impulsionar o público de gastronomia e o acesso aos principais restaurantes do Município – explicou Essiomar Gomes, presidente licenciado do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba – Sicomércio.