Destaque

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

Rio – A cidade histórica de Paraty e Ilha Grande, que fica em Angra dos Reis, ambas na Região da Costa Verde do Estado do Rio, receberam nesta sexta-feira, 05/07/2019, o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

O reconhecimento foi feito durante reunião em Baku, Azerbaijão. Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Unindo os destaques culturais e ambientais em um só planejamento, que agora promoverá um plano de integração entre os dois setores, Paraty realiza um feito inédito na América Latina. O lugar é o primeiro sítio misto da América Latina onde encontra-se uma cultura viva. Todos os demais sítios mistos do continente, como Machu Picchu, no Peru, são sítios arqueológicos em uma paisagem natural.

Paraty e Ilha Grande são regiões marcadas pela coexistência entre uma cultura viva e ancestral em um ambiente natural exuberante.

Testemunhos culturais incluem o centro histórico e a fortificação que deu origem a ocupação do núcleo urbano de Paraty, ainda bem preservados, uma variedade de sítios arqueológicos, uma porção do antigo Caminho do Ouro, e comunidades vivas que mantêm sua relação ancestral com a paisagem, todas formando um sistema cultural com uma relação próxima ao meio ambiente. Para os avaliadores do Icomos, órgão assessor da Unesco, o local “tem a capacidade de demonstrar um exemplo excepcional de uso da terra e do mar e interação humana com o meio ambiente”.